Há razões para ter medo?
1. Nove em cada dez comentários são anónimos. Não conheço outro país europeu onde os professores tenham tanto medo de dizer quem são.
2. Nas escolas governadas por comissários, reina o medo.
3. Em quase todas elas, logo que o processo de avaliação de desempenho se inicia, toda a comunidade escolar mergulha num ambiente de suspeição, divisão e lutas intestinas. Desde 1978, que não há memória de um ambiente de trabalho tão mau nas escolas portuguesas.
4. Ontem, este blog esteve incessível para alguns cibernautas. Recebi emails com várias explicações. Todas elas sustentavam a tese de uma ataque ao blog. Não creio que tal tenha sucedido. Tratou-se apenas de problemas de acesso temporários.
5. As pessoas andam com medo. As escolas mergulharam no medo. Essa é a pior herança desta equipa ministerial. Não sei quando será possível reparar o mal causado.
6. Este modelo de avaliação de desempenho e este estatuto da carreira docente - únicos em toda a Europa - são os causadores do medo, da falta de esperança, da amargura e das dissensões nas escolas. Nunca se trabalhou tão mal nas escolas portuguesas como em 2008 e 2009. Nunca foi tão penoso ensinar nas escolas portuguesas como em 2008 e 2009.
7. É por tudo isto que as mudanças de cosmética no ECD são inaceitáveis. Os sindicatos não podem assinar um acordo à pressa. Vale mais esperar que a actual equipa ministerial seja substituída por uma em quem os professores possam confiar. Já falta pouco. Não deitem tudo a perder.
2. Nas escolas governadas por comissários, reina o medo.
3. Em quase todas elas, logo que o processo de avaliação de desempenho se inicia, toda a comunidade escolar mergulha num ambiente de suspeição, divisão e lutas intestinas. Desde 1978, que não há memória de um ambiente de trabalho tão mau nas escolas portuguesas.
4. Ontem, este blog esteve incessível para alguns cibernautas. Recebi emails com várias explicações. Todas elas sustentavam a tese de uma ataque ao blog. Não creio que tal tenha sucedido. Tratou-se apenas de problemas de acesso temporários.
5. As pessoas andam com medo. As escolas mergulharam no medo. Essa é a pior herança desta equipa ministerial. Não sei quando será possível reparar o mal causado.
6. Este modelo de avaliação de desempenho e este estatuto da carreira docente - únicos em toda a Europa - são os causadores do medo, da falta de esperança, da amargura e das dissensões nas escolas. Nunca se trabalhou tão mal nas escolas portuguesas como em 2008 e 2009. Nunca foi tão penoso ensinar nas escolas portuguesas como em 2008 e 2009.
7. É por tudo isto que as mudanças de cosmética no ECD são inaceitáveis. Os sindicatos não podem assinar um acordo à pressa. Vale mais esperar que a actual equipa ministerial seja substituída por uma em quem os professores possam confiar. Já falta pouco. Não deitem tudo a perder.
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1 comentário:
Obrigado, Mário.
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