Na passada 4ª feira, dia 2 de Setembro, os Movimentos Independentes de Professores, APEDE, MUP e PROMOVA, e outros activistas que se têm envolvido neste processo de luta, estiveram reunidos para debaterem e tomarem uma posição conjunta sobre as iniciativas de luta a desenvolver no mês de Setembro. Do debate realizado, e após uma reflexão e troca de ideias conjuntas que teve como preocupação fundamental a manutenção da matriz essencial dos Movimentos de Professores, que é a sua independência, e a ponderação de diversos outros factores (aspectos de logística, mobilização, etc.) resultou a decisão, que agora se anuncia, da realização de uma MANIFESTAÇÃO DE PROTESTO DOS PROFESSORES, que irá decorrer, em simultâneo, em três locais distintos (Assembleia da República, Ministério da Educação e Palácio de Belém), no dia 19 de Setembro, às 15:00 horas, para que, de uma forma simbólica, articulada e original, os professores possam manifestar o seu veemente repúdio pelas políticas educativas em curso, deixando muito clara a sua disposição para continuarem a luta, caso o futuro governo, seja ele qual for, não concretizar as mudanças que temos vindo a exigir, constantes no "COMPROMISSO EDUCAÇÃO". Os detalhes organizativos e de pormenor sobre a concretização destas iniciativas serão comunicados em breve.
Apelamos a todos os colegas para que divulguem e participem activamente nesta jornada de luta, no dia 19 de Setembro, que mostrará, uma vez mais, que os professores têm memória, não desmobilizam e continuam decididos e firmemente empenhados na sua luta cívica em defesa da Escola Pública e de um Ensino de qualidade.
APEDE (Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino)
MUP (Movimento para a Mobilização e Unidade dos Professores)
PROMOVA (Professores Movimento de Valorização)
MUP (Movimento para a Mobilização e Unidade dos Professores)
PROMOVA (Professores Movimento de Valorização)
5 comentários:
Lá estarei!
E vamos de novo ser muitos!
Na minha opinião teria mais impacto se fosse no mesmo dia e hora no Norte, Centro e Sul. A adesão seria muito maior...
Esta iniciativa só irá decorrer em Lisboa porque é em Lisboa que fica a Assembleia da República, o Palácio de Belém e a sede do Ministério da Educação e é precisamente nesses 3 locais centrais para os professores/portugueses que queremos fazer chegar uma mensagem forte e simbólica. Contamos com a adesão dos colegas e a sua mobilização para que possamos viver mais um momento forte na nossa luta e numa altura tão decisiva. Sentimos que não podíamos ficar de braços cruzados e, mesmo sendo todos nós professores a tempo inteiro, com reuniões e mais reuniões nas escolas, neste arranque de ano lectivo, decidimos avançar com esta iniciativa, procurando ainda fugir ao estilo tradicional das manifestações já realizadas.
O seu êxito dependerá de todos nós!
Obrigado Cristina, pelo apoio e a disponibilidade habitual. Força!
Abraço
Ricardo!
Cá estamos!
Em nome da educação e em nome de Portugal! se há algum agradecimento, ele é exactamente a vós que se têm desdobrado em iniciativas, análises, reuniões...
Não há dúvida que todos juntos valemos mais!
Não consigo viver esta luta de forma calada. Por isso direi "presente" dia 19 de Setembro!
Enviar um comentário