sexta-feira, 3 de julho de 2009

AVALIAÇÃO + NOVA GESTÃO = CAOS NAS ESCOLAS


Imaginem que o director de uma escola recentemente eleito não é o anterior presidente do conselho executivo, o qual, como é sabido, tinha a seu cargo todo o processo de avaliação dos docentes do seu estabelecimento de ensino.

Imaginem que o novo director vai herdar o referido processo de avaliação sem estar minimamente informado sobre tudo o que se fez a esse respeito - pois até pode vir de outra escola.

Imaginem que os quatro coordenadores-avaliadores nomeados pelo novo director não correspondem aos coordenadores do conselho pedagógico anterior.

Imaginem que esses novos avaliadores estão completamente por fora dos procedimentos de avaliação entretanto já realizados.

E imaginem que isto não é imaginação, mas que está, de facto, a passar-se em muitas escolas.

Podem calcular o caos e os conflitos múltiplos que situações como estas vão introduzir num sistema já suficientemente disfuncional.

Trata-se, contudo, de um caos bem-vindo.

Pois é também com estas desordens sistémicas que o modelo de avaliação vai acabar por implodir...

Sem comentários:

EMAIL da APEDE: correio@apede.pt
  • Ligações a ter em conta
  • site da APEDE
  • A sinistra ministra
  • A Educação do meu Umbigo
  • ProfAvaliação
  • outrÒÓlhar
  • M.U.P
  • o estado da educacao
  • o cantinho da educacao
  • educação sa
  • correntes
  • movimento escola pública
  • As Minhas Leituras
  • ultimaseducativas
  • PROmova
  • educar resistindo
  • escola pública
  •