Mais uma iniciativa do PROmova, à qual a APEDE e o MUP se associam:
Por dificuldades de agenda, a reunião entre os movimentos independentes de professores, APEDE, MUP e PROmova, e a CDU de Vila Real, apenas teve lugar na tarde do dia 3 de Julho (Sexta-feira).
Uma vez que estavam em causa compromissos e convergências com incidência sobre a próxima legislatura, a distrital do PCP de Vila Real propôs que a reunião fosse alargada à CDU e contasse com a presença dos candidatos a deputados pelo distrito de Vila Real, antecipando-se, desta forma, aquilo que será a segunda fase negocial do COMPROMISSO EDUCAÇÃO, mais voltada para a vinculação dos candidatos a deputados às principais reivindicações dos professores.
Sobre a reunião em concreto, verificou-se uma total sintonia de posições entre os candidatos a deputados da CDU pelo círculo de Vila Real e os movimentos independentes de professores (representados pelo PROmova), pelo que estes representantes da CDU não se limitam a subscrever o COMPROMISSO EDUCAÇÃO, como assumem, publicamente, a imprescindibilidade de, no início da próxima legislatura, ser revogada a divisão da carreira e ser substituído o actual modelo de avaliação. Os candidatos a deputados presentes tiveram um discurso de valorização dos professores e realçaram a naturalidade com que subscrevem as reivindicações dos docentes, pois os deputados do PCP têm tido, na Assembleia da República, um papel de vanguarda na apresentação de projectos legislativos tendentes a acabar com a divisão da carreira, a suspender o modelo de avaliação ou a proteger a gestão democrática das escolas.
Como tal, os professores do distrito de Vila Real e as suas famílias têm nos candidatos da CDU uma excelente garantia de defesa das suas reivindicações, especificamente no que diz respeito ao fim da divisão administrativa da carreira e à suspensão deste modelo de avaliação do desempenho.
À direita e à esquerda deste PS de Sócrates começam a definir-se alternativas para a canalização de milhares e milhares de votos de professores e suas famílias, uma vez assegurada, por parte dessas alternativas, a convergência com as razões dos professores. Para já, estão nesta situação, no distrito de Vila Real, as estruturas locais da CDU, do PSD e do BE. A nível nacional, está assegurado o compromisso com o BE e, nas próximas semanas, ocorrerá o mesmo, assim o esperamos, com o PSD, o PCP e o CDS/PP.
Os professores vão, novamente, penalizar este PS de Sócrates nos próximos actos eleitorais, impedindo-o de prosseguir e aprofundar o seu projecto de hostilização dos professores e de imposição de políticas educativas absurdas e injustas.
Sem comentários:
Enviar um comentário